segunda-feira, 11 de abril de 2011

BGE - Gráficos incríveis

Cada dia mais ouvimos falar do povo ai que bge é ruin, não tem gráfico bom e outras coisas mais, mas na verdde quem não sabe fazer os graficos bons é estas pessoas mesmos, afina bge pode criar gráficos ultrarealistas e muito semelhantes aos games atuais.
Somos munidos de uma ferramenta muito poderosa pra este tipo de criação, além de gráfico bons gerados por GLSL, o modo de criar estes gráficos é muito fácil, bastando técnica e tempo, já que muitas maneiras necessitam tempo para criar asdiversas texturas e as Physics simulations, que são muitas vezes um pouco complicadas de serem criadas!
Abaixo você pode ver um veículo contruído para BGE, o nivel gráfico e de detalhes é muito alto, pode ser tranquilamente comparado aos games tuais.


Os detalhes são ótimos, compensados também por uma ótima iluminação.
Alem de carros jogos FPS como jogos atuais como Call of Duty 6 também não são muito complicados de serem recriados no Blender, afinal sabemos agora que BGE é muito boa neste tipo de criação. Veja agora um vídeo de um jogo sendo criado no Blender, que tem muita semelhante com o jogo FarCry 2 da Ubisoft


Incrível não? bem, mas pra chegar neste nível é necessário treinamento e muita vontade, já que fazer tudo que este cra ai vez da um trabalho danado na parte de iluminação e principalente texturização. A posição do Sol tenque ser frequente e gerar efeitos de um lado para o outro mantendo sempre viável em relação ao cenário, além de que a cor da iluminação solar tenque equivaler a realidade.
Obs: Cor do sol define o horário do dia, além de sua posição!
Ex.: Cor alaranjada meio amarelada pela manhã, bem cedo 6 as 7 e meia.
Branca forte alaranjada, Meio dia e manha.
Alaranjado Fraco, Tarde.
Alaranjado Forte, antes da noite.
Gráficos bons de um jogo sempre são gerados através de uma boa iluminação, principalmente efeitos gerados pelo sol. Jogos onde feito solar não é cuidado, o cenário fica geralmente aclarado e com baixo nível gráfico, podendo assim ser vistos com muita frequencia erros em termos de texturização.
Outro tipo de bons gráficos são aqueles à noite, que tem aquelas iluminações parecendo um xenon.
O Brilho realista gerado é decorente das lampadas sós, que iluminam certa região, região que esteja texturizada e com Mapas de Normal, o resultado é muito realista. Além da agua que com brilho em tempo real deixa qualquer um de queixo caído. Mas não se esqueçam estamos falando puramente de BGE!
Veja o vídeo baixo:


Bem é isso gente, vamos parar por aqui senão o pessoal ficará louco querendo fazer igual! Não é difícel fazer igual, como ja falei basta tempo e dedicação. Mas lembre-se jogo não é apenas bons gráficos mais sim também a boa jogabilidada.
Esperam que tenham gostado!
Abraços
FernandoLorscheiter

Blender Games e produções

Um comentário:

  1. Muito bom. Adoro blender e sempre vejo pessoas desvalorizarem a bge. Mas esses exemplos inspiram bastante

    ResponderExcluir

Não utilize palavras agressivas em seus comentários.
Se for o caso, ele não será postado!