terça-feira, 9 de agosto de 2011

LENS FLARE

  Ao para deparar a beleza gráfica de um game é muito provável que você já tenha se deparado com os conhecidos LENS FLARE. Pra quem não sabe LENS FLARE é mais um ícone utilizado na criação gráfica de um cenário natural, sendo ele os simpáticos brilhos do sol que se quebram diante de arbustos e galhos de arvores ou também que se quebram às bordas da câmera de um Player dentro do jogo.
São belos, e como já dito vale como ícone na criação gráfica da cena, sua função nada mais é que dar um toque maior de realismo.
   Os LENS FLARE, tanto pelo seu uso e criação, já vem de muito tempo, posso afirmar isso, até porque quem jogaste Grand Theft Auto ViceCity, já se lembra dos belos LENS que colidiam à câmera de Tommy Vecetti.
  Naquela época os LENS eram apenas texturas “munidas” à programação que quando a câmera era apontada para o sol os LENS eram ativados e faziam sua prncipal função, dar realismo à cena. Globalizando os LENS FLARE é mais uma técnica ligada ao trabalho de Level Designer, portanto é necessário o estudo sobre diferentes LENS em cada tipo de região, tanto como numa floresta ou deserto.

  Mas voltando ao assunto, os LENS FLARE evoluíram e não se limitam mais a apenas texturas ativadas por meio da visão da câmera apontada pro sol, mas sim, já fazem função real de LENS, como se fosse de verdade todas criada com partículas, tais como a Cryengine demonstra.
Cena do jogo Crysis, que faz muito sucesso pelo seu nível gráfico altíssimo,
criado sobre o Motor de jogo Cryengine 2

  No caso do Blender, os LENS FLARE só são possíveis ser criados com texturas e uso de scripts, sendo que não há nem uma função específica no Blender para eles, pelo pra BGE não, somente para Render, mas bem limitado.
  Já na Unity, possui funções específicas para LENS FLARE, mas não passam também do uso de texturas, no entanto se comparado ao Blender o tempo para criar na Unity é alguns minutos talvez, enquanto que no Blender pode exigir quem sabe mais de 1 hora além de  exigir conhecimento em programação (No caso python).
  Quer criar um jogo com gráficos bonitos? Então comece preparando os LENS FLARE!

3 comentários:

  1. Nossa, muito difícil fazer isso no blender: http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2.4/Manual/Materials/Halos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem, simples e direta.
    Você nunca viu lens flare até ver o de Metal Gear Rising Revengeance xD
    É simplesmente épico...

    ResponderExcluir

Não utilize palavras agressivas em seus comentários.
Se for o caso, ele não será postado!