Fazendo alguns testes com Navigation Mesh, percebi a infinidade de possibilidades com a mesma, tanto como em possibilidade de mudar Velocidades, nível de gravidade influente entre outros.
Além disso, após abrir o Steering que é o nome do Actuador no Game Logic que usamos para descrever qual é o nosso objeto alvo, me deparei com 3 tipo de "formas" para que o nosso "inimigo" possa perseguir nosso alvo ou personagem. São elas:
Seek: Quando testei simplesmente o nosso "inimigo" ignora tudo a sua frente seguindo assim em linha reta até o nosso alvo.
Flee: Não obtive resultados, o "inimigo" não se move. Talvez faltou complementar algo, mas não entendi muito seu uso.
Pathfinding: O Bom e velho Pathfinding funcionou corretamente, e desviou de todos os objetos até encontrar nosso alvo. Além disso se você quiser poderá até ter uma descrição completa do caminho que o "inimigo" irá seguir, basta assinalar o botão Visualize, e traçára uma linha pelo trajeto que será percorrido.
Sendo assim Navigation Mesh se mostra muito útil para criação de IA, principalmente se seu ramo não for programação. A velocidade de trabalho e possibilidades no uso de Navigation Mesh pode até se encontrar muito útil a veteranos na programação.Abaixo tem um vídeo tutorial demonstrando o processo de criação de IA com Navigation Mesh. Créditos aos Everton do Betagames pelo tutorial.
Gostou? Então comente ;)
legal
ResponderExcluirna udk torna mutio mais fácil
acredito que no blender tbm
parabéns pelo trabalho
me add no msn ai cara
anderson.50ae@hotmail.com
vlw cara