quarta-feira, 28 de março de 2012

Criação de jogos e Estilo - Terror

    Antigamente qualquer jogo que envolvia assombrações e monstros horrendos era considerado um game de Terror, atualmente "Terror" não é mais usado para designar jogos que envolvem monstros ou assombrações já que atualmente são chamados até de Shooters dependendo de suas características. Ha também o Survival Horror ou Horror de sobrevivência, tratando basicamente de um jogo que envolva o psicológico do jogador, onde ao extremo do terror faz o jogador tremer em frente à tela do computador.
Splatter House, antigamente considerado um jogo de terror
Hoje sua nova versão podemos afirmar que trata-se de um jogo de ação.

   No Survival Horror, cenas macabras são capazes de mexer profundamente no psicológico de qualquer pessoa. Jogos que conhecemos nesse estilo são os famosos Silent Hill e Resident Evil:

  • Silent Hill: o jogo busca envolver o jogador ao extremo com a trama, exige o jogador a desvendar enigmas e a matar criaturas estranhas muitas vezes à mão-livre podendo causar uma intensa claustrofobia.
    Silent Hill Downpour criado pela KONAMI
  • Resident Evil: em seus 2 últimos games, produzidos pela CAPCOM, Resident Evil, têm, trazido uma nova característica aos games de Survival Horror,  onde a ação entrou com tudo sobre o terror, criando então um Survival Horror -Action, ou então Horror e Ação de Sobrevivência.
Resident evil 5 da CAPCOM, atualmente conhecido por ser um
Survival Horror - Action
     Para criar um jogo de terror ou melhor, um Survival Horror temos que ter em mente que nesse estilo de jogos, precisamos saber criar algo que consiga mexer com o psicológico do jogador. Portas batendo, sangue pelas paredes, ruídos estranhos de fundo, escuridão longínqua e ameaçadora e em lugares ao ar livre uma neblina, são belas formas de se criar algo realmente assustador!

   Além disso, não basta termos uma atmosfera assustadora sem ao menos nossos inimigos provocarem medo, precisamos de monstros ou fantasmas que interajam com o jogador e que apareçam de uma hora pra outra, não ha nada que assusta mais do que um inimigo aparecer de repente em sua frente e com medo de morrer, a tensão toma conta e o desespero é inevitável para mata-lo.

Stalker: monstro assustador de Dead Space 2, sem dúvidas um
dos mais tensos do jogo
      Jogos de terror na minha opinião são uma obra de arte, além de alguns exibirem belos gráficos eles são capazes de mexer com nosso psicológico e nos provocar medo. Gostar do medo, para muitas pessoas é algo natural... Sentir medo ao jogar um jogo, é sinistro, afinal sabemos que tudo que vemos diante de nossos olhos num jogo de horror, fica apenas dentro do jogo! Ou será que não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras agressivas em seus comentários.
Se for o caso, ele não será postado!