sexta-feira, 22 de abril de 2011

Game play com inimigos Survivor of Traiant.

Depois de muito tempo digamos que temos já podemos mostrar um pouco do que é o projeto, claro mostrando em apenas uma cena e algum movimentos já da pra perceber que não foi um trabalho muito fácil até chegar a isso que vcs podem ver no video.
O que é visto no vídeo é em torno de 5% do jogo, sendo que temos inúmeras cenas, testes, e outras coisas mais que não aparecem ali.
Mas olhem ai, faça sua conclusão. Fui
Desculpe pela qualidade do audio que ficou meio ruin

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projetando um jogo

  Sempre temos em mente criar um jogo, fazer o melhor de todos, criar um game revolucionário, e no caso de muitos fazer um MMO. Digo a vcs que podem sim cria-los, com toda certeza mas, se vc não tiver feito pelo menos um mês de planejamento, eu disse pelo menos, você não fará uma game terminado ou pelo menos do jeito que vc queria.
   Um Planejamento para se criar um jogo é algo muito fundamental. Nele são apontados tudo que acontecerá no jogo, definido pelo Roteiro, que fora baseado na sua história criada. Tudo isso colabora pra que a produção seje rápida e prazerosa, além de proporcionar uma sensação de profissionalismo.
  Em um planejamento, além de Roteiro, História, temos também que definir como será os botões de nossso jogo, os Controles, além de definir como será a sua movimentação pelas opções, abaixo demonstro o esquema que fiz para o projeto Seductive Evil e decidi engloba-lo aqui. Este é uma forma de facilitar como será então nossas opções.


  Se caso vc não sabe muito bem  sobre como criar um planejamento, leia os itens abaixo:
* História: Ao criar uma história vc tenque ter como base o estilo de game que vc quer criar, seje ele um RPG, FPS, Terror, etc. Definindo isso você cria uma história, contendo personagem principal, personagem avulsos se quiser, e fatos, mas lembre-se de fazer uma história envolvente, que chame o público, coloque suspense nas palavras e crie uma atmosfera que faça com que o jogador sintirá prazer de jogar.
A história geralmente tem uma pré, que seria pré momento de jogo, ou seja o que passou antes de vc chegar no local. A maioria da pessoas só criam a pré e não criam a história que acontecerá durante o jogo. 

*Roteiro: no roteiro vc seguirá os passos da história, principalmente da pró, pró história seria o que aocntece no decorrer do jogo.
No roteiro vc definirá cada objetivo e falas dos personagens, cada ato, CutScene etc.

*Esquematização: foi o que postei na imagem acima, retrata passo-a-passo como funcionará o Menu e opções do jogo, além de menu vc pode criar usar tipo de esquematização para esquematizar sistemas de luta, vida, e jogabilidade.

*Concepts: Uma grande ajuda no momento de criar um jogo são os desenhos, eles de alguma forma definem mostrando pra vc o que vc pensa sobre a cena ou sobre os personagem, afinal no momento em que está criando pensar e modelar ao mesmo tempo é um pouco extressante do que copiar de um desenho qe vc fez.

*Controles: defina todos os botões e modos de interface que serão usados no jogo. Planejando isso vc poderá fazer modos com que aumenta a jogabilidade pela forma de jogar, basta apenas criatividade, mas não abuse colocando pro personagem andar pra frente press Y e pra andar pra trás press Q, isso não existe!


Espero que este post sirva de ajuda à vc que está pensando em desenvolver um jogo, e está procurando uma material para saber como planejar um jogo.

Abraços
Fernando Lorscheiter

segunda-feira, 11 de abril de 2011

BGE - Gráficos incríveis

Cada dia mais ouvimos falar do povo ai que bge é ruin, não tem gráfico bom e outras coisas mais, mas na verdde quem não sabe fazer os graficos bons é estas pessoas mesmos, afina bge pode criar gráficos ultrarealistas e muito semelhantes aos games atuais.
Somos munidos de uma ferramenta muito poderosa pra este tipo de criação, além de gráfico bons gerados por GLSL, o modo de criar estes gráficos é muito fácil, bastando técnica e tempo, já que muitas maneiras necessitam tempo para criar asdiversas texturas e as Physics simulations, que são muitas vezes um pouco complicadas de serem criadas!
Abaixo você pode ver um veículo contruído para BGE, o nivel gráfico e de detalhes é muito alto, pode ser tranquilamente comparado aos games tuais.


Os detalhes são ótimos, compensados também por uma ótima iluminação.
Alem de carros jogos FPS como jogos atuais como Call of Duty 6 também não são muito complicados de serem recriados no Blender, afinal sabemos agora que BGE é muito boa neste tipo de criação. Veja agora um vídeo de um jogo sendo criado no Blender, que tem muita semelhante com o jogo FarCry 2 da Ubisoft


Incrível não? bem, mas pra chegar neste nível é necessário treinamento e muita vontade, já que fazer tudo que este cra ai vez da um trabalho danado na parte de iluminação e principalente texturização. A posição do Sol tenque ser frequente e gerar efeitos de um lado para o outro mantendo sempre viável em relação ao cenário, além de que a cor da iluminação solar tenque equivaler a realidade.
Obs: Cor do sol define o horário do dia, além de sua posição!
Ex.: Cor alaranjada meio amarelada pela manhã, bem cedo 6 as 7 e meia.
Branca forte alaranjada, Meio dia e manha.
Alaranjado Fraco, Tarde.
Alaranjado Forte, antes da noite.
Gráficos bons de um jogo sempre são gerados através de uma boa iluminação, principalmente efeitos gerados pelo sol. Jogos onde feito solar não é cuidado, o cenário fica geralmente aclarado e com baixo nível gráfico, podendo assim ser vistos com muita frequencia erros em termos de texturização.
Outro tipo de bons gráficos são aqueles à noite, que tem aquelas iluminações parecendo um xenon.
O Brilho realista gerado é decorente das lampadas sós, que iluminam certa região, região que esteja texturizada e com Mapas de Normal, o resultado é muito realista. Além da agua que com brilho em tempo real deixa qualquer um de queixo caído. Mas não se esqueçam estamos falando puramente de BGE!
Veja o vídeo baixo:


Bem é isso gente, vamos parar por aqui senão o pessoal ficará louco querendo fazer igual! Não é difícel fazer igual, como ja falei basta tempo e dedicação. Mas lembre-se jogo não é apenas bons gráficos mais sim também a boa jogabilidada.
Esperam que tenham gostado!
Abraços
FernandoLorscheiter

Blender Games e produções

sexta-feira, 8 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011