sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projetando um jogo

  Sempre temos em mente criar um jogo, fazer o melhor de todos, criar um game revolucionário, e no caso de muitos fazer um MMO. Digo a vcs que podem sim cria-los, com toda certeza mas, se vc não tiver feito pelo menos um mês de planejamento, eu disse pelo menos, você não fará uma game terminado ou pelo menos do jeito que vc queria.
   Um Planejamento para se criar um jogo é algo muito fundamental. Nele são apontados tudo que acontecerá no jogo, definido pelo Roteiro, que fora baseado na sua história criada. Tudo isso colabora pra que a produção seje rápida e prazerosa, além de proporcionar uma sensação de profissionalismo.
  Em um planejamento, além de Roteiro, História, temos também que definir como será os botões de nossso jogo, os Controles, além de definir como será a sua movimentação pelas opções, abaixo demonstro o esquema que fiz para o projeto Seductive Evil e decidi engloba-lo aqui. Este é uma forma de facilitar como será então nossas opções.


  Se caso vc não sabe muito bem  sobre como criar um planejamento, leia os itens abaixo:
* História: Ao criar uma história vc tenque ter como base o estilo de game que vc quer criar, seje ele um RPG, FPS, Terror, etc. Definindo isso você cria uma história, contendo personagem principal, personagem avulsos se quiser, e fatos, mas lembre-se de fazer uma história envolvente, que chame o público, coloque suspense nas palavras e crie uma atmosfera que faça com que o jogador sintirá prazer de jogar.
A história geralmente tem uma pré, que seria pré momento de jogo, ou seja o que passou antes de vc chegar no local. A maioria da pessoas só criam a pré e não criam a história que acontecerá durante o jogo. 

*Roteiro: no roteiro vc seguirá os passos da história, principalmente da pró, pró história seria o que aocntece no decorrer do jogo.
No roteiro vc definirá cada objetivo e falas dos personagens, cada ato, CutScene etc.

*Esquematização: foi o que postei na imagem acima, retrata passo-a-passo como funcionará o Menu e opções do jogo, além de menu vc pode criar usar tipo de esquematização para esquematizar sistemas de luta, vida, e jogabilidade.

*Concepts: Uma grande ajuda no momento de criar um jogo são os desenhos, eles de alguma forma definem mostrando pra vc o que vc pensa sobre a cena ou sobre os personagem, afinal no momento em que está criando pensar e modelar ao mesmo tempo é um pouco extressante do que copiar de um desenho qe vc fez.

*Controles: defina todos os botões e modos de interface que serão usados no jogo. Planejando isso vc poderá fazer modos com que aumenta a jogabilidade pela forma de jogar, basta apenas criatividade, mas não abuse colocando pro personagem andar pra frente press Y e pra andar pra trás press Q, isso não existe!


Espero que este post sirva de ajuda à vc que está pensando em desenvolver um jogo, e está procurando uma material para saber como planejar um jogo.

Abraços
Fernando Lorscheiter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras agressivas em seus comentários.
Se for o caso, ele não será postado!