sexta-feira, 29 de julho de 2011

Criação de jogos: Animação

  Atualmente a criação de jogos tem-se tornado bastante comum, principalmente em jovens que estudam esta area para tentar um dia  ser um artista renomado.
 Uma das partes de criação de jogos é a animação, que nada mais é que os movimentos de personagens, suas interações com cenários e CutScenes, que dentro do jogo fazem um papel fundamental que pode definir o jogo chato ou não ao jogar, sendo que boas animações são sinais de qualidade!
 As animações entram em destaque quando são bem produzidas, um exemplo é as animações do GTA 4 que combinadas com radgoll geram animações perfeitas, tudo isso ligado ao ótimo trabalho feito pela empresa e as novas tecnologias disponíveis na produção. Em geral a produção de animações é feita 3dsMax  , já que é uma ferramenta completa pra isso.
  Com as novas tecnologias criar animações realistas não tem se tornado tarefa complicada, mas sim apenas demoradas pela quantia de possibilidades e formas de criação, um exemplo é o MotCap, (Motion Capture ) que é uma roupa especial usada em pessoas de verdade, onde programar como 3ds gravam os movimentos da pessoa, tornando assim as animações realistas.
   Infelizmente, a produção de animação usando Mocap ainda é muito cara e requer um estúdio altamente qualificado. O que acaba inviabilizando a sua popularização.


Motion Capture de Aliens Crysis 2




Cutscene Devil May Cry 3 MotCap


   Animações dentro do jogo geram um ar de realismo em geral, portanto animações bem produzidas podem deixar o jogo até melhor, já que nos humanos temos total capacidade de indentificar nos movimentos se ele é coerente a um humano ou não.


 Mas não basta apenas boas animações, tenque se levar em conta que toda produção conta, sendo que cada produtor em sua área no projeto tenque ser profissional.

2 comentários:

Não utilize palavras agressivas em seus comentários.
Se for o caso, ele não será postado!